Palavra do Padre Jose Fevereiro:
O SENTIDO DA EXISTÊNCIA HUMANA

A Liturgia deste quinto Domingo do Tempo Comum mostra a luta do ser humano para vencer os sofrimentos, exclusão social, conquistar a felicidade e viver com dignidade o verdadeiro sentido da existência humana.
O sofrimento de Jó (7, 1-4.6-7) sinaliza que a humanidade ainda hoje sofre ameaças de muitos tipos, é golpeada e assaltada em seus direitos vitais e materiais.
Em (1Cor 9,16-19.22-23) Paulo nos convida a imitar Jesus, modelo de seguimento no amor a Deus e ao próximo. Para isso a Palavra de Deus nos inspira a lutar pelos direitos de vida digna e anunciar o Evangelho a todos, respeitando a liberdade de cada cultura, suas práticas políticas, sociais e, sobretudo religiosas.
Diante da perca de sentido da vida que potencializa o sofrimento, essas práticas supracitadas são necessárias para transformar as realidades de sofrimentos absurdos que envolvem o ser humano.
Marcos (1, 29-39) mostra que Jesus tem compaixão e vai com os Apóstolos ao encontro dos doentes, dos possuídos por demônios, desanimados e os liberta. Assim, Ele ensina a Sociedade a trabalhar de modo justo para que os sofrimentos e sistemas que reprimem a vida das pessoas e da Terra sejam eliminados.
Ao orar em lugares afastados Jesus não se deixa vencer pelo sucesso do materialismo que privilegia alguns e exclui a maioria. Para Jesus a Comunidade Cristã precisa anunciar a Boa Nova para que as estruturas sociais sejam iluminadas e defendam a vida, respeitando os valores divinos e humanos de tal forma que a humanidade tenha vida digna e alcance a felicidade desejada.
Ao anunciar a Boa Nova, o deslocamento espacial, sinagoga e casa da sogra de Pedro, mostra que Jesus age em qualquer tempo e lugar. Sua presença misericordiosa muda a vida das pessoas arrancando-as da escravidão e da morte. Por isso multidões O procuravam para experimentar a Vida Nova que Ele oferecia e oferece hoje, em nome do Pai e do Espírito Santo.
As pessoas do século XXI são chamadas a praticar a justiça e a Fé Cristã para vencer as injustiças e os sofrimentos. Assim, nosso ideal de vida é imitar Jesus Cristo e com Ele e por sua Divina Graça anunciar o Evangelho com coragem socorrendo as pessoas que sofrem e as Comunidades nas suas necessidades.

Pe. José Siqueira Barbosa, E-mail: jsbarbosamg@yahoo.com