“Misericórdia: segredo mais íntimo de Deus!”:
MENSAGEM DE QUARESMA DO BISPO DIOCESANO DE AMPARO

Aos prezados sacerdotes,
religiosos e religiosas, seminaristas,
aos membros de nossa Igreja Católica
e todas as pessoas de boa vontade
Paz e bênçãos “em nome de Jesus”

Deus nos dá a graça de vivenciarmos mais uma quaresma. Nós queremos aproveitar este tempo favorável à graça (2Cor. 6,2)! Tempo em que a graça de Deus pode agir com mais força em nossa vida, para transformá-la e fazer de cada um de nós, através da conversão que buscamos: verdadeiros filhos e filhas de Deus.

Quaresma é tempo favorável à graça em tempos de desgraça. Em nossa realidade social o “deus” dinheiro escraviza e obriga à miséria, à pobreza, à idolatria, milhões de pessoas que, sob o peso da violência e da doença, da fome e da perseguição, gemem, sofrem e morrem. Diante disso, diz o papa Francisco, globalizou-se a indiferença e a corrupção!

A quaresma nos recorda o amor de Deus pela humanidade. Amor manifestado em Jesus Cristo que amou e serviu ao ponto de dar a vida por nós. E assim, a humanidade que estava dispersa, se reúne em torno
da cruz de Cristo para celebrar sua vitória, sua ressurreição gloriosa. A última palavra é da vida e não da morte. A maldade do mundo, o pecado já foi derrotado pelo amor de Cristo. Mas a vitória da vida passa pela cruz.
A cruz de Jesus é símbolo maior de solidariedade de amor e unidade. Embora sejamos muitos, formamos em Cristo um só corpo (1Cor 12,12).Convertamos-nos para o amor, este é o apelo da quaresma. Saiamos da terra da escravidão, terra do egoísmo e da indiferença! Vamos para a terra prometida da graça, da amizade e amor fraterno. O amor tudo pode. Se nós permitirmos, Deus poderá através do amor, transformar-nos, a nós que somos pecadores, em santos à sua semelhança.

Vamos aprender o valor do testemunho como pede nosso Plano Diocesano de Pastoral, o valor da comunidade, como ensina o Doc. n. 100 da CNBB. O sofrimento de Jesus Cristo, sua paixão e morte nos provocam à conversão. Passemos de um coração duro a um coração misericordioso que sabe suas limitações, mas também, que se esforça para servir o próximo. A misericórdia é o segredo mais íntimo de Deus. Jesus nos recomenda: “Sede misericordiosos como vosso Pai do céu é misericordioso” (Lc 6,36). “Amados irmãos e irmãs, como desejo que os lugares onde a Igreja se manifesta, particularmente as nossas paróquias e comunidades, se tornem ilhas de misericórdia em meio do mar de indiferença” (Papa Francisco – Mensagem da Quaresma/2015).

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema Fraternidade,Igreja e Sociedade e o lema: Eu vim para servir. Vamos vivê-la com intensidade. A esperança é nossa bandeira porque sabemos em quem acreditamos. Peço a Deus sua graça divina para que todos tenham uma feliz e santa páscoa.

Com minha benção de Pai e Pastor,

+Dom Pedro Carlos Cipollini – Bispo Diocesano de Amparo