“Laudato si’, mi’ Signore:
“Laudato si’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor”, cantava São Francisco de Assis. A Santa Sé divulgou no último dia 18 de junho a versão oficial da nova encíclica do Papa Francisco, chamada “Laudato si’”. É a primeira escrita exclusivamente por ele, visto que a anterior (“Lumen fidei”) foi elaborada com a colaboração do Papa Bento XVI.

Com uma linguagem poética e acessível, Francisco reflete sobre a relação do ser humano e todas as outras criações de Deus, alertando-nos que a humanidade é chamada a tomar consciência da necessidade de mudanças de estilos de vida, o que inclui não apenas relacionados à questão ambiental, mas também acabar com as desigualdades sociais.

Para o Santo Padre, assim como Francisco, devemos nos deixar apaixonar pela maravilhosa criação de Deus, da maior à menor das criaturas, e, assim, mudaremos nosso relacionamento com tudo em nossa casa comum, respeitando esta casa e, consequentemente, o seu criador, nosso Deus.