Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Diocese de Amparo
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:

ACERVO

DESTAQUES

FOTOS EM DESTAQUE

 
1° Plano Diocesano de Pastoral (2013-2016):
Imagem
"Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja, discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo".




Prioridades:

- Família com valores cristãos

- Formação integral (Bíblica, catequética, Litúrgica, doutrina social da Igreja ) em vista da Missão.

- Juventude: para que sejam Discípulos Missionários de Jesus Cristo.



PROCESSO DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DO 1º PLANO DE PASTORAL DIOCESANO:

Como parte da Construção do 1º Plano de Pastoral Diocesano, fomos chamados, como Igreja Diocesana, a estabelecer um processo contínuo de formação. Conforme programado, vivenciamos no ano de 2011 uma etapa desse processo. Relembramos abaixo o processo que percorremos no ano de 2012/2013:

No transcorrer de 2011 realizamos 04 momentos de formação, a saber:

- 1º Momento: ocorreu nas Foranias, o estudo da Exortação Apostólica, Verbum Domini (Bento XVI), com palestras ministradas pelo nosso Bispo Diocesano. Assim, quisemos iniciar nosso processo partindo da Palavra de Deus;

- 2º Momento: ocorreu nas Paróquias, por meio de dois encontros sobre o Documento de Aparecida (o primeiro encontro com a apresentação do conteúdo do subsídio do Celam “Chaves para uma Leitura do Documento de Aparecida”, e o segundo encontro sobre os capítulos 03, 04 e 05 do DAp, abordando “ A Vida de Jesus Cristo nos Discípulos Missionários).

- 3º Momento: denominado “ENCONTRO FORMATIVO INTEGRADO”, visou o estudo do capítulo 06 do DAp (“ O CAMINHO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS”). Esses encontros ocorreram nas Foranias, o momento foi dividido em quatro etapas:
- Oração inicial e a Palavra do Bispo Diocesano – Dom Pedro Carlos Cipollini;
- Apresentação do Conteúdo proposto;
- Momento de Espiritualidade (Discípulos e Missionários de Jesus Cristo);
- Trabalho em Grupo e Plenário, em preparação à 1ª. Assembleia Diocesana Formativa.

- 4º Momento foi a 1ª. ASSEMBLÉIA DIOCESANA FORMATIVA – que ocorreu em 06 de novembro de 2011, a partir das 14h00, no Centro de Convenções em Serra Negra, unindo no mesmo local agentes de todas as paróquias da Diocese. A Assembleia contou com um momento de oração, seguido da palavra do Bispo que apresentou a terceira parte do Documento de Aparecida (A vida de Jesus Cristo para nossos povos). O encontro contou ainda com a exposição da Tabulação do resultado do Questionário que foi respondido nos encontros forâneos, seguido de uma retrospectiva dos principais trabalhos pastorais desenvolvidos na Diocese no ano de 2010/2011 e a apresentação da Proposta de atividades para 2012 em continuidade para a elaboração do Plano de Pastoral. Por fim, apresentamos o resultado da Tabulação da Pesquisa feita que será refletido e analisado nos próximos encontros. A cada dupla foi pedido para escolher apenas uma opção levantada a partir da Tabulação das Respostas do Encontro Integrada nas Foranias, passamos abaixo a relação em ordem de escolha dos participantes, dados esses importantes para deslumbrar os encaminhamentos para 2012: 1) Família; 2) Melhorar a Comunicação e as relações entre pastorais; 3) União, Comunhão e Participação; 4) Formação Permanente; 5) Juventude; 6) Encontro Pessoal com Jesus - Discipulado; 7) Missão; 8) Acolhimento; 9) Catequese Permanente; 10) Espiritualidade; 11) Conversão pessoal; 12) Valorização da Palavra; 13) Testemunho; 14) Dialogo; 15) Opção preferencial pelo pobre; 16) Conversão Pastoral; 17) outros:- Amor ao próximo, Comprometimento; Envolvimento dos padres; ECC como 1a. opção para evangelizar a Família e todas as opções acima.


PLANEJAMENTO PASTORAL 2012 e 2013, RUMO À ELABORAÇÃO DO
1º PLANO DIOCESANO DE PASTORAL:

Em 2012, o processo formativo participativo deu mais um passo, agora constituído por seis momentos:

1º Momento – Estudo por Forania, do Documento 94 da CNBB – DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL (2011 – 2015): Capítulo III – Urgências na Ação Evangelizadora e Capítulo IV – Perspectivas de ação. Esse encontro foi realizado nos seguintes dias, com início sempre às 14h00: 26/02 – Forania São José – às 14h00 – na Paróquia Santo Antonio, em Itapira; dia 04/03 – Forania Nossa Senhora do Rosário – às 14h00 – na Paróquia Nossa Sra. do Rosário, em Serra Negra; e dia 11/03 – Forania Sant’Ana – às 14h00 – na Paróquia Sant’Ana, em Pedreira.

2º Momento - Dois encontros por Paróquia no período que foi de 10 de Abril a 26 de Maio de 2012. O 1º Encontro Paroquial (50 anos do Concílio Vaticano II. Decreto sobre o Apostolado dos Leigos – APOSTOLICAM ACTUOSITATEM) – Palestrantes: Párocos. 2º Encontro Paroquial (Carta Pastoral de Dom Pedro Carlos entregue em 05 de abril, na Missa dos Santos Óleos, na Catedral Diocesana). Palestrantes: Equipe Executiva.

3º Momento – Encontro Formativo Diocesano, abordando os Aspectos Sociais, Culturais, Religiosos, Políticos e Econômicos da atualidade presente em nossa Diocese. O encontro ocorreu no dia 03 de Junho de 2012, às 14h00, no Centro de Convenções, em Serra Negra, sendo conduzido pelo Assessor Professor Luiz Fernando Alves Rosa (Economista do DIEESE)

4º Momento – 2ª Assembleia Diocesana. Neste evento foram escolhidas as 3 (três) prioridades pastorais a serem contempladas no 1° Plano de Pastoral Diocesano. Participaram 10 (dez) pessoas por Paróquia, sendo 05 (cinco) indicação do padre e outras 05 (cinco) por eleição, somando um total de 355 pessoas. O encontro ocorreu no dia 19 de Agosto de 2012, às 14h00, na Paróquia São Benedito, em Amparo. Também neste encontro foi escolhida e constituída a Equipe de Redação do Plano.

5º Momento – 3ª Assembleia Diocesana para a Articulação e Planejamento das Atividades relativas a cada prioridade. Ocorreu no dia 28 de Outubro de 2012, às 14h00, na Paróquia São João Batista, em Amparo, contando com todo o clero e 221 pessoas representando as paróquias, que já haviam participado de todos os momentos desse processo de planejamento participativo. Durante os meses de novembro e dezembro de 2012 e janeiro de 2013 a Comissão de Redação trabalhou redigindo o 1° Plano de Pastoral.

6º Momento – 4ª Assembleia Diocesana. No ano em que nossa Diocese completou 15 anos de sua criação, ocorreu o momento culminante, que completou o processo participativo para a elaboração do Plano, com sua apresentação e aprovação no dia 02 de fevereiro de 2013, na matriz de Santa Maria, em Jaguariúna, durante a Festa litúrgica da Apresentação do Senhor. Nesta assembleia participaram 412 representantes de todas as paróquias da Diocese.


CONCLUSÃO:

Foi realizada uma grande celebração diocesana, no dia 24 de fevereiro de 2013, durante a primeira romaria diocesana e Instalação oficial do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, em Monte Alegre do Sul, com missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, às 15h30m, para a entrega do Plano ao presbitério, religiosos(as), e agentes das diversas pastorais e movimentos que compõem a Diocese de Amparo: foi a entrega do 1° Plano de Pastoral à Diocese, representada por cerca de 2.000 pessoas.
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
 
 
 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber atualizações do nosso site:

NOTÍCIAS

DESTAQUES

VÍDEO EM DESTAQUE